Biografia
IDENTIFICAÇÃO

Manaene (Quizito Manaene Fernando Machava), nasceu aos 30 de Janeiro de 1984, na Vila de Búzi, Província de Sofala. Solteiro e de nacionalidade Moçambicano. Filho de Candaja Fernando e de Carlota Muchanga. O pai fora outrora cantor e dançarino da música tradicional Mandoa (do grupo étnico Vandau) e a mãe Camponesa, respectivamente. Manaene provém duma família humilde, hospitaleira e batalhadora. Seus irmãos: João Machava e José Machava, são bons amigo, apoiantes e fiés seguidores de Cristo Jesus.

PASSOS PARA CONVERSÃO

Entre 1984 a 1995, musico Manaene pertenceu a uma seita religiosa denominada Zione (baseada numa mistura entre o Velho Testamento (VT), catolicismo e magia negra), onde muitos dos seus coros exaltam os feitos do profetas e dos seus bispos, ao invés de exaltar o Único Deus Jeová Triuno (Pai, Filho e Espírito Santo), Criador e Sustentador de todas as coisas, quer as visíveis e as invisíveis.

Nestes anos foi baptizado muitas vezes no baptismo (de imersão) pela remissão dos pecados. A cura nesta seita não só provinha da oração mediante a fé, mas sim, por objectos (amuletos, óleo, sal, mistura de líquidos, etc.).

Mas em 1996, num convite que teve dum amigo (Tomás Luís – Dodó), para participar num grupo de adolescentes da 1ª Igreja Baptista da Beira, denominado Embaixadores do Rei (E.R). Este dia foi marcante porque despertou-lhe grande interesse em conhecer mais a Jesus o Cristo e ai a sua vida mudou. Eliminou amizades torpes, vida de brigas e roubos, pois o valor sacrificial de Cristo já fazia sentido em sua vida.

Manaene veio a ser baptizado em 18 de Julho de 1998. E continuou a edificar a sua vida na maior escola de teologia do mundo que é a Escola Bíblica Dominical (ate hoje) e em todos programas da Igreja. Veio 4 anos depois a ser o líder dos E.Rs da Embaixada Arão Simone Mbulu em 2002.

Começou a dedicar-se na palavra cursando:

• Cursos bíblicos de correspondência “Edificando a sua Vida” - 2001

• Cursos bíblicos de correspondência “Fonte de Luz” - 2001

• Curso de Líder dos Embaixadores do Rei (Conselheiro) - 2001

• Curso de Professor Evangelista de Crianças - 2002

QUANDO COMEÇA A CANTAR

Manaene começa a cantar com seriedade nos finais de 1998 na Banda que actualmente se conhece por Apocalipse (Beira – Sofala), porem, já pequenos aos seus 6 anos era um percussionista na religião Zione, tocando o seu primeiro instrumento musical “o Batuque”.

NÍVEL DE FORMAÇÃO

Manaene ingressa ao ensino primário aos seus 8 anos de idade. E conclui o Nível Superior de música na vertente pedagógica, curso este existente na Maior universidade de Moçambique (UEM), através da Escola Comunicação e Artes – ECA.

O sou potencial está na área de composição e produção de musica no PC, Regência Coral e Instrumental, Guitarra entre outros Instrumentos tradicionais de Moçambique. Teve como professores nacionais e Estrangeiros: Jimmy Dludlu, João Cabral, Maestro Óscar Castro, Prof.Dr. Salomão Manhiça, Elsa Pereira, Amável Pinto, Mestre Durão, etc.

SONHO

• O melhor sonho que o músico tem é habitar no lar celestial com o divino Pai e Deus, junto com outros irmãos em Cristo.

• Lutar para que a música Gospel ocupe o lugar cimeiro na arena musical em Moçambique.

• Criar inúmeros estabelecimentos que ajudem grandemente os músicos cristãos e os cristãos no geral (estúdio, escola, discoteca, etc.)

FILOSOFIA DE VIDA

“A verdadeira vida Crista não é o resultado do que podemos produzir para Deus, mas sim do que estivermos dispostos a lhe entregar, para que ele haja e produza em nós vitória e carácter e conduta transformados” (A.D)

Authorization
Archives

2015

2014

2013

Browse Photogallery
  • Manaene Capa